Qual o Significado das Siglas Utilizadas pelos Correios?

Se você faz uso do serviço de entrega dos Correios, deve saber que as siglas utilizadas tem um significado....

wpadmin - 3 de março de 2022
Qual o Significado das Siglas Utilizadas pelos Correios?



Se você faz uso do serviço de entrega dos Correios, deve saber que as siglas utilizadas tem um significado. Mas se por acaso não faz a mínima ideia disso, veio ao lugar certo.

Bem, para aqueles que não conhecem muito bem os serviços oferecidos pela empresa, isso pode ser um tanto complexo. Para cada opção de serviço da empresa recebe um nome único para que tudo fique organizado na hora de se fazer os envios das encomendas.

Dessa forma, o trabalho para separar as encomendas que chegam e saem é mais simples. Como muitos têm dúvidas de qual escolher para fazer o envio da mercadoria, vamos mostrar algumas siglas e qual a serventia delas.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre as siglas e para que elas servem.

 

O que significa as siglas utilizadas pelos Correios?

Bem, você deve ter visto que para cada código de rastreio siglas são utilizadas pelos Correios. Onde cada uma delas é específica para aquela encomenda.

No entanto tem momentos os quais elas são compostas por diversas letras e às vezes essas siglas misturam números e letras. Isso irá servir para demarcar qual o tipo de serviço, a região e a forma a qual o remetente contratou a entrega.

Muitas pessoas, bem, a maior parte, não tem conhecimento desses códigos. Isso é super normal, ninguém tem a obrigação de saber de tudo e sobre tudo, no caso das siglas, elas são muitas e com isso a tarefa fica bem complexa.

Por isso, separamos algumas dessas siglas que os Correios fazem uso. Assim você poderá saber um pouco sobre uma parte delas.

Significado das siglas usadas

Então vamos conhecer algumas siglas que são utilizadas pelos Correios. É importante pontuar que a lista completa você pode encontrar no site da própria empresa.

  • AA: etiqueta lógica Sedex;
  • AL: agentes de leitura;
  • AR: aviso de remessa;
  • AS: encomenda PAC ação social;
  • BE: remessa econômica S/AR digital;
  • BH: mensagem físico-digital;
  • BI: etiqueta lógica registro urgente;
  • BR: etiqueta físico registro urgente;
  • CA: objeto internacional colis;
  • DJ: encomenda Sedex;
  • IR: impresso registrado;
  • PA: passaporte;
  • SJ: Sedex hoje;
  • Entre outros.

Então, essas são só algumas de uma lista enorme de siglas que são utilizadas pelos Correios. Contudo, você pode conferir a lista completa no site da empresa.

Veja também: “Contato telefônico 0800 Uber“.

Siglas Sedex significado

Em primeiro lugar, o serviço Sedex é quando a encomenda precisa ser entregue com rapidez. Dessa forma, com esse serviço, é possível enviar nãos só produtos como também documentos.

Assim, é ofertado um serviço de segunda a sábado em quase todos os estados do Brasil. Mas, em certos locais esse serviço pode estar disponível apenas de segunda a sexta.

Dentro desse serviço, possui diferentes modalidades. Ou seja, outras versões como o Sedex 12, Sedex 10, Sedex Hoje, entre outros. Confira alguns:

  • Sedex a cobrar: aqui a pessoa que irá receber é que deverá pagar o serviço de entrega;
  • Sedex Mundi Mercadoria e Documento: essa opção serve para serviços de entregas internacionais. Onde ele funciona em 13 países diferentes;
  • Sedex Hoje: essa opção faz as entrega no mesmo dia que é feito o envio;
  • Entre outros.

Sedex 10: trata-se do serviço que deve fazer as entregas até as 10h do seguinte dia útil após o envio. No entanto a disponibilidade desse serviço está restrita, somente a algumas regiões.

Sedex 12: em suma trata-se do serviço de entregas que precisa ser feito até 12h após o envio da encomenda. Ou seja, essa opção segue o mesmo modelo da anterior Sedex 10 e ela também tem sua disponibilidade restrita.

Como posso fazer o rastreio do meu pedido no site?

Bem, praticamente todo o Brasil faz uso dos serviços prestados pelos Correios. Nesse caso, é por meio dele que as encomendas são postadas e enviadas.

Então, toda encomenda que for postada recebe um código de rastreio. Onde o cliente poderá ver o tempo que levará para ser feita a entrega do seu produto.

O código é entregue primeiramente para quem fez a postagem da encomenda. Ou seja, os vendedores são os primeiros a terem acesso a esse código e depois enviam para os clientes.

No entanto para que você possa ver o status da sua encomenda é bem fácil. Uma vez que os Correios deixa a sua disposição em seu site uma aba própria para fazer esse acompanhamento.

É bem simples de acessar o site e pode ser feito até pelo seu dispositivo móvel. É possível fazer a busca de qualquer produto apensa usando seu CPF como registro no site dos Correios.

Assim você poderá ver o status da sua encomenda. Caso ela tenha sido tarifada, será preciso pagar a taxa para que ele possa ser liberado e enviado a sua casa.

 

Conclusão

Por fim, você conheceu pouco sobre as siglas que os Correios utilizam. Além disso mostramos algumas opções dos serviços de Sedex e como se faz para rastrear sua encomenda no site da empresa.

Existem muitas siglas e claro que você pode conferir as demais no site dos Correios. É só conferir o nosso conteúdo e seguir nossas dicas para acompanhar seu produto.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida ficaremos felizes em ajudar.