Consulta benefício INSS 2022: Extrato, pagamento, valor

Que tal aprender como fazer a consulta do benefício do INSS em 2022? Bem, é possível fazer isso, apenas...

wpadmin - 8 de fevereiro de 2022
Consulta benefício INSS 2022: Extrato, pagamento, valor



Que tal aprender como fazer a consulta do benefício do INSS em 2022? Bem, é possível fazer isso, apenas com o uso do seu CPF, onde terá acesso ao valor, extrato, além de ver o calendário de pagamentos.

Então, fique de olho em como você fará para consultar seu benefício com o seu CPF e como é bem simples. Sem falar que toma só alguns minutos do seu tempo.

É preciso seguir o passo a passo direitinho, procure por todas as informações que você desejar. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surgiu em 1990, onde teve sua criação pelo então presidente Fernando Collor de Melo.

Onde o objetivo era auxiliar os pagadores da Previdência Social. A consulta da sua aposentadoria pode ser feita pelo site do INSS, vamos mostrar o passo a passo de como você pode fazer isso.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre como consultar o seu benefício.

 

Como fazer a consulta do benefício INSS em 2022?

Agora você vai aprender como fazer a consulta do seu benefício INSS em 2022. Bem, sabemos que é possível sair de casa e ir até uma agência para resolver seja qual for o problema.

Assim como é possível ligar para o número 0800 728 0191 e tirar suas dúvidas com relação ao problema. Mas, você já deve saber, que seja qual for o motivo, sempre irão solicitar os dados para confirmar sua identidade.

Caso tudo esteja certo, é só se informar sobre o que será preciso para a consulta do seu benefício. No entanto, com toda essa tecnologia que possuímos no dias de hoje, é muito melhor ver isso pela internet.

Visto que, em poucos minutos e sem esperar por atendimento de alguém você consegue checar tudo em instantes. Além disso é possível ver além do extrato, o valor saldo e muito mais.

Mas, para aqueles que não entendem muito do assunto, fique calmo, vamos deixar um passo a passo para lhe ajudar. Onde você só precisa seguir ele e assim vai conseguir acessar o site.

Para isso, é preciso só que você acesse o site e confirme algumas informações e pronto. Então, faça a seguinte coisa, entre no site do Governo, aperte em “consultar benefício”.

Em seguida será preciso preencher um formulário onde você irá por o número do seu benefício. Além disso será preciso da sua data de nascimento, nome completo e CPF, aí é só clicar em consultar benefício e pronto, consulta feita.

Feito isso terá acesso ao extrato, calendário de pagamentos e saldo. Fora isso é possível checar muitas outras coisas sobre sua aposentadoria.

É uma ideia checar se você não depende do benefício do INSS para que receba um dinheirinho extra em 2022. Por isso entre no site e confira isso.

Veja também: “Consultar pontos da CNH – Cheque sua pontuação“.

É preciso dar baixa no INSS quando um aposentado morre?

Agora, você irá descobrir como dar baixa do benefício do INSS, em caso de morte do aposentado. Além disso, irá descobrir se tem como continuar recebendo a aposentadoria de alguém que já faleceu.

Bem, manter uma família financeiramente é algo muito difícil. É uma grande responsabilidade, principalmente se você está aposentado e continuar fazendo isso após o falecimento de do aposentado é uma tarefa bem mais complexa.

Pensando nisso vamos mostrar algumas questões importantes com relação a aposentadoria após o falecimento da pessoa que recebia o benefício. Bem, após ocorrido, pode ser que o INSS siga fazendo o depósito do dinheiro dele, por algum tempo.

Mas, isso pode acontecer por uma falha na comunicação entre cartório responsável por passar os dados de falecimento para o INSS. Se por acaso alguém, seja parente ou amigo falecido, possua acesso a senha e cartão do mesmo, poderá fazer esse saque.

Porém, essa ação de retirar o dinheiro indevido de um falecido, é crime. Onde a pessoa que o cometeu estará sujeita a alguma punição, que pode ser até a devolução de todo o dinheiro.

Como dar baixa no INSS?

Bem, como de costume o cartório é que deve comunicar a morte do beneficiário ao INSS. Porém, esse procedimento pode demorar um tempo e com isso, o cartório pode não repassar a informação ao órgão do governo.

Mas, para que não tenha maiores problemas, é necessário que a família do falecido se dirija até o INSS. Dessa forma eles irão comunicar o que aconteceu, para solicitar que seja cancelado o benefício do mesmo.

Fora esse caso, você deve consultar seu benefício no site do INSS, e assim saber tudo a respeito sobre o recebimento dele em 2022. Evite ter que ir até uma agência e faça tudo de forma online.

 

Conclusão

Por fim, agora você já sabe como fazer a consulta do seu benefício INSS. Além disso viu que receber a aposentadoria de um falecido é crime.

Então fique de olho no site do órgão do governo para saber sobre data, valores, extratos, entre outro. Não é difícil fazer essa consulta, visto que você consegue em poucos cliques.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar.