Baixar carteira de trabalho digital (Cadastrar)

Caso você queira saber como baixar carteira de trabalho digital, veio ao lugar certo. Vamos ensinar como fazer isso...

wpadmin - 6 de fevereiro de 2022
Baixar carteira de trabalho digital (Cadastrar)



Caso você queira saber como baixar carteira de trabalho digital, veio ao lugar certo. Vamos ensinar como fazer isso e como se cadastrar nela.

Além disso você verá muitas outras coisas a respeito do assunto. Uma vez que todas as pessoas que trabalham, contratados seguindo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) devem ter uma carteira de trabalho.

Ela serve para fazer o registro desse funcionário. A novidade dos últimos anos, tem sido a versão digital do documento.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), é responsável por fazer o registro de toda a vida desse trabalhador na empresa. Dessa forma ele terá acesso aos seus direitos trabalhistas que estão na lei.

Há um tempo o documento só existia na forma física. Mas, agora com o avanço da tecnologia e o mundo se informatizando é possível vê-lo na sua versão digital.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo para descobrir mais sobre o documento e como tê-lo sempre em mãos.

 

Como baixar a carteira de trabalho digital?

Bem, claro que vamos ensinar como baixar a carteira de trabalho digital, para que você a tenha sempre em mãos. Mas, antes disso, vamos à algumas breves explicações sobre o documento.

Essa opção da carteira de trabalho funciona por um aplicativo desde 2017. Sendo que já passou por uma atualização e passou a ser a substituta do documento físico desde 2019.

Com ela na sua versão digital, não é necessário anotar nada na versão física. É preciso somente que o trabalhador informe na hora da contratação, o número do seu CPF.

Mas, como baixar o documento para tê-lo sempre em suas mãos e em seu celular? Bem, é possível fazer o download através do aplicativo, desse modo você poderá ter acesso ao documento mesmo sem internet. Confira:

  1. De início é para baixar a Carteira de Trabalho Digital;
  2. Faça o login no portal do governo;
  3. Digitar seu CPF e senha;
  4. Sua Carteira de Trabalho Digital já será carregada e pronto.

Para que serve a versão digital da Carteira de Trabalho?

Bem, todos os contratos sejam novos, antigos ou os que já existem, terão todos os seus dados de férias e salários migrados para a versão eletrônica. O melhor é que você pode ficar de olho e acompanhar tudo através do aplicativo no seu celular ou na internet.

Então todo cidadão brasileiro com CPF pode possuir uma carteira de trabalho digital, mesmo que não possua a versão física. Isso de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

O que significa que não é necessário fazer a emissão do documento. Uma vez que para acessar o documento é só se cadastrar no site do governo.

Veja também: “Consulta FGTS pela internet“.

Como fazer o cadastro da carteira de trabalho digital?

Sabemos que o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital já está disponível para baixar desde 2017. Mas, somente em 2019 a portaria que a tornou um documento oficial foi liberada.

O que fez com que passasse a ser um documento oficial e pode substituir a versão física dele. O aplicativo funciona como uma espécie de aliado de distintas partes de dados do governo com informações que se transferem através do sistema eSocial.

Por exemplo as informações de contrato de trabalho, décimo terceiro, dados das férias e muito mais. Essa carteira de trabalho digital está disponível para o download tanto em IOS quanto em Android.

Porém, se você preferir pode acessar ela através da internet. Mas, antes disso é preciso efetuar o seu cadastro no Portal do Governo, pois só assim você terá acesso ao documento. Confira como fazer o cadastro:

  • De início você precisa acessar o site do governo e tocar em “criar sua conta gov.br”;
  • Depois é só preencher todos os campos onde pedem para inserir seus dados pessoais;
  • Escolha uma forma para ativar, seja por e-mail ou SMS;
  • Em seguida cheque seu e-mail ou SMS, para poder criar e fazer a ativação da sua conta.

Mas, caso você não consiga fazer isso, gerar essa senha através da internet. Então é possível tentar de outra forma, por exemplo fazendo o uso de caixas eletrônicos de preferência um que seja da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Outra opção é uma unidade do Ministério da Economia. Após fazer isso, siga os próximos passos:

  • Instalar o aplicativo oficial da Carteira de Trabalho Digital no seu aparelho de celular;
  • Clique em “Entrar” e insira o número do seu CPF junto com a senha que você cadastrou;
  • É só confirmar algumas informações pessoais, como data de nascimento e nome da mãe.

 

Conclusão

Portanto, você viu como é uma boa alternativa possuir essa versão do documento. Além de sua praticidade ela tem o mesmo valor do documento físico em papel.

É super prático fazer o cadastro e fora isso você consegue monitorar tudo pelo seu celular. A forma é moderna e facilita o acesso as informações do empregado.

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